Ao contrário do que a maioria das pessoas tem conhecimento, as crianças também podem precisar retirar a vesícula biliar às custas de presença de cálculos no interior do órgão (litíase biliar).
PRINCIPAIS CAUSAS:
- Complicações e evolução da anemia falciforme. Os falcêmicos desenvolvem com frequência cálculos de hemossiderina que podem obstruir vias biliares importantes para o escoamento da bile produzida no fígado;
- Mudanças na alimentação das crianças nos últimos anos, com grande consumo das chamadas “jacked foods” (comidas prontas e enlatadas) e das redes de fast food, vêm propiciando uma oferta cada vez mais precoce de substâncias que favorecem o aparecimento de cálculos de ésteres de colesterol e cálcio no interior da vesícula biliar.
O tratamento é o mesmo preconizado para os adultos: colecistectomia. E a técnica empregada é a videolaparoscopia. A diferença é no material específico utilizado em crianças.
A recuperação pós-operatória também é gratificante pois em 24h de pós-operatório a criança já pode apresentar condições de alta e no seguimento no lar pode voltar mais precocemente às suas atividades no dia-a-dia.