O QUE É A CIRURGIA PEDIÁTRICA?
Quando seu filho ou filha necessitam de tratamento médico, você sempre deseja para eles o melhor tratamento disponível. Caso eles precisem de uma cirurgia, a procura deverá ser por um cirurgião que seja qualificado e experiente em realizar operações em crianças. Os cirurgiões especialistas em Cirurgia Geral podem operar crianças, porém, na maioria das áreas urbanizadas de nosso país, existem especialistas disponíveis para prover um cuidado diferenciado e qualificado no tratamento cirúrgico das crianças.
QUE DIFERENÇA FAZ SER ATENDIDO POR UM CIRURGIÃO PEDIÁTRICO?
As crianças não são adultos em miniatura, portanto seus problemas cirúrgicos frequentemente são bem diferentes daqueles encontrados no dia-a-dia pelo cirurgião geral de adultos. Os pacientes pediátricos também necessitam de um ambiente de consultório diferenciado, com decoração apropriada e principalmente de uma abordagem adequada para a sua faixa etária. Seu tratamento cirúrgico deve, sempre que possível, ser realizado com anestesia geral e sem necessitar de internação hospitalar prolongada.
Cirurgiões Pediátricos são médicos treinados, qualificados, especializados e experientes no cuidado cirúrgico em todas as fases do desenvolvimento da infância, desde o estágio pré-natal, recém-nascidos, lactentes, crianças e até adolescentes. São cirurgiões que, pelo treinamento, são orientados a trabalhar com malformações congênitas e doenças próprias da infância, entendendo as necessidades especiais desta faixa etária. Baseados no treinamento avançado e experiência na prática diária, têm conhecimento de uma ampla gama de opções de técnicas cirúrgicas para lidar com crianças de todas as idades que necessitem de tratamento cirúrgico. Cirurgiões Pediátricos são capazes de salvar uma vida no início da mesma e, portanto, podem ter a felicidade e a oportunidade de seguir seus pacientes através dos anos, pela juventude até que tornem-se adultos saudáveis, produtivos e felizes.
QUAL É A FUNÇÃO DO CIRURGIÃO PEDIÁTRICO NO TRATAMENTO DE SEU FILHO OU FILHA?
A preocupação primária do Cirurgião Pediátrico se relaciona com o diagnóstico e com o manejo pré-operatório, trans-operatório e pós-operatório dos problemas cirúrgicos na infância. Algumas doenças em recém-nascidos não são compatíveis com uma boa qualidade de vida a menos que sejam corrigidas cirurgicamente. Estas condições devem ser reconhecidas e diagnosticadas imediatamente pelos neonatologistas, pediatras e clínicos gerais. O Cirurgião Pediátrico coopera com todos os especialistas envolvidos no cuidado médico destes pacientes para determinar quando a cirurgia é a melhor opção para cada criança.
QUAL É O FOCO DA CIRURGIA PEDIÁTRICA?
Cirurgiões Pediátricos utilizam seu conhecimento e experiência providenciando os melhores cuidados cirúrgicos para todas as condições e problemas que afetem as crianças e requeiram a intervenção cirúrgica. Quando indicado, eles utilizam técnicas de videodiagnóstico e videocirurgia abdominais e torácicas, e participam das equipes de transplantes de órgãos em crianças. Eles tem formação especializada, qualificação e experiência nas seguintes áreas:
- Neonatal
- Pré-natal
- Urologia Pediátrica
- Trauma
- Oncologia Pediátrica
AONDE OS CIRURGIÕES PEDIÁTRICOS TRABALHAM?
Cirurgiões Pediátricos praticam sua especialidade em várias instituições médicas, incluindo hospitais infantis, centros médicos universitários e em hospitais gerais de grande porte equipados e capacitados para o manejo cirúrgico de neonatos, lactentes, crianças e adolescentes.
Procedimentos cirúrgicos mais complexos somente devem ser realizados naqueles hospitais que alem de ter um Serviço de Cirurgia Pediátrica, dirigido por um experiente e qualificado Cirurgião Pediátrico, também disponibilize todos os equipamentos e pessoal qualificado necessários para os cuidados contínuos do paciente cirúrgico pediátrico grave. Isto significa a existência de CTI-Neonatal e CTI-Pediátrico, com o apoio de anestesiologistas pediátricos, ecografistas e radiologistas pediátricos, tanto quanto de outras especialidades pediátricas vitais para o sucesso do tratamento.
fonte: www.uroped.com.br